19 de fev. de 2010

E por falar em saudade...

Como esquecer alguém, seja um grande amor, uma amizade que ficou pelo meio do caminho ou alguém querido que morreu? Vivemos em uma luta constante para esquecer, mas no fundo tenho a sensação que quanto mais brigamos com nós mesmos para esquecer, mais lembramos, seja do que for.
A verdade é que não esquecemos! Apenas mudamos o foco. Passamos a prestar mais atenção em outras coisas, criamos outras prioridades e assim, aquela lembrança vai se afastando, ficando em segundo, terceiro plano, mas basta um pequeno "empurrãozinho" para ela vir a tona novamente.
Precisamos parar de brigar com os nossos sentimentos e emoções. 
Tudo o que vivemos, de bom ou de ruim fazem parte da nossa vida, de alguma escolha que fizemos e é o apanhado geral de tudo isso que faz de você o que você é e de mim o que sou neste momento. São as nossas bagagens de vida que vamos carregar por todo o sempre. Não dá para viver apenas os bons momentos e esquecer os ruins, até porque, na maioria das vezes são com eles que aprendemos mais, que crescemos e amadurecemos para na próxima vez tentar agir um pouquinho diferente.
Tenho tentado parar de brigar comigo mesma para esquecer algumas coisas. Hoje tento vivenciar ao máximo o meu luto, me permitir sofrer e chorar. Acredito que apenas assim, esgotando o sofrimento é que conseguimos abandoná-lo mais rápido a um cantinho, a um quartinho de fundos do coração e da mente. Até porque é dessa forma que nós passamos a controlar esse sentimento e paramos de nos deixar controlar por ele. É difícil, tenho recaídas, mas pelo menos, racionalmente, sei o que devo fazer.
 
 
 
"A maior solidão é a do ser que não ama.A maior solidão é a do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha,que se recusa a participar da vida humana.A maior solidãoé a do homem encerrado em si mesmo,no absoluto de si mesmo,o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade de socorro.O maior solitário é o que tem medode amar,o que tem medo de ferir e ferir-se"
 
*Vinicius de Moraes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário